25 de Novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher
Por Erika Andreassy
O dia 25 de novembro é Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Instituída pela ONU em 1999, a data serve para chamar a atenção do mundo para o impacto desse tipo de violência nas vidas das mulheres. Para as trabalhadoras, além de ser um dia de luta contra a violência e o machismo, também é dia de se rebelar contra a exploração capitalista.
Em todo o mundo, a violência contra as mulheres cresce de forma alarmante. Segundo a ONU, uma em cada três mulheres foram ou serão vítimas de violência machista. No Brasil, a cada quatro minutos uma mulher sofre violência física, e esse número conta apenas as que sobrevivem às agressões.
No ano passado, foram registrados mais de 145 mil casos de violência física, sexual, psicológica e de outros tipos em que as vítimas sobreviveram. Os feminicídios também dispararam. Só na cidade de São Paulo, houve um crescimento de 167% nos casos.
A violência contra as mulheres também se expressa de outras formas, como na desigualdade salarial, na dupla jornada, nos altos índices de desemprego, na falta de acesso à saúde e à educação de qualidade, na falta de moradia e de condições dignas de vida. A criminalização do aborto, que condena milhares de mulheres todos os anos a sequelas e a mortes, também é violência.
É fundamental que nesse processo as bandeiras das mulheres, contra a violência e o machismo, por igualdade e direitos, sejam tomadas também pelo conjunto do movimento.